Veja como a maquiagem racista abriu o caminho para as mídias sociais e exportou-se ao redor do mundo
Blackface é uma parte nojenta da história americana que ainda é prevalecente em casa e no exterior.
Estereótipos negros da plantação (início dos anos 1800) Jim Crow
Photo by: Photo12/UIG via Getty Images)
A história da face negra deve ser entendida para que possamos examinar por que os usos contemporâneos do maquiagem são ainda extremamente ofensivos e racistas. Blackface começou com estereótipos de escravos trabalhando na plantação e evoluiu para uma forma lucrativa de entretenimento para artistas negros e brancos. Embora o Blackface não seja mais usado na América no cinema ou na televisão, ele ainda vê sua cabeça feia em aplicativos de redes sociais e estágios internacionais. Vamos dar uma olhada nas origens do Blackface e as maneiras desagradáveis que ainda hoje usa.
Mammy
Caricaturas como Jim Crow e Mammy foram criadas pelos proprietários das fazendas como uma forma de zombar escravos e negros livres durante o século XIX. O personagem, Jim Crow, nasceu em 1830, quando o artista de música do Minstrel branco Thomas "Daddy" Rice enrubesceu o rosto e dançou um gabarito.
O caráter de Mammy se desviou do estereótipo "coon" era a forte figura materna da casa que iria cozinhar, limpar e ajudar a criar as crianças. Embora a imagem de Mammy ainda seja usada por anunciantes e restaurantes no sul como uma figura positiva, o próprio nome é ofensivo e pode ser visto como uma injúria racial.
(Photo by Transcendental Graphics/Getty Images)
Os shows de Minstrel envolvem atores brancos escurecendo o rosto, pintando lábios vermelhos exagerados com maquiagem e interpretando personagens negros estereotipicamente idiotas, tolos ou perigosos. A altura da minstrelsy ocorreu entre 1830 e 1890.
Os artistas negros não foram levados a sério como animadores e não permitiram realizar, a menos que usassem Blackface.
Eventualmente, Blackface abriu caminho do pequeno palco para o grande ecrã com artistas como Bert Williams, Al Jolson e Freeman Gosden e Charles Correll, que criaram "Amos N 'Andy".
Neste momento, artistas negros e brancos foram vistos em musicais da Broadway, performances de dança de torneira e programas de rádio / televisão cômicos.
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