A DANÇA SOM DE NEGROS
Como o próprio nome indica, o som preto é uma dança negra de influência africana impressa, que deriva diretamente dos escravos trazidos para a América nos navios que ancoraram em Cartagena das Índias durante a era do mercado de escravos. Nas margens do Canal del Dique (Santa Lucia, Soplaviento), onde se formaram os primeiros assentamentos de escravos em que os palenques se formaram, esta dança nasce, mais exatamente no município de Santa Lucia, no sul do Atlântico.
A dança do filho negro surge como uma forma de entretenimento, onde as gesticulações faciais ou corporais exageradas são uma zombaria dos escravos negros em relação aos espanhóis. No começo, foi realizada apenas por homens, na véspera das férias espanholas, disfarçadas de mulher, e uma delas aos tempos de uma mulher chamada Guillermina. Trajes: os homens usam um torso nu, um chapéu camponesa adornado com flores de cores fortes, foi usado assim para proteger do sol, das calças de pescador ou do mocho enrolado no meio da perna, três dicas típicas dos camponeses. As mulheres usam saias compridas e blusas de estilo blusa coloridas. Os dançarinos pintam seus corpos com tinta preta que representa e reafirma a cor preta da dança, e a boca e a língua melhoram com a coloração vermelha. Na dança, os movimentos são fortes e rápidos, nos homens se assemelha a convulsões com expressões rígidas e simulam com as atividades de semeadura agachadas, enquanto as mulheres com movimentos fortes e coqueteados agitam seus quadris ao som do ramo de Tamarindo. Acompanhados pela dança, os membros fazem cóps em torno de um tópico específico. O ritmo é acompanhado de mesas e com as palmas das mãos. O Son de Negro pertence ao gênero das danças cantadas do Caribe colombiano e é desenvolvido em duas versões coreográficas. Um dos seus grupos representativos é o Dance Son de Negros.
Eu menciono a dança SOM DE NEGROS, não existe em nenhum outro lugar além da costa caribenha colombiana, embora existam manifestações da África em todo o nosso continente, nenhuma como esta! Sua origem ocorre realmente nos municípios do departamento de Bolívar como são Malagana, Mahates, San Cristobal, Soplaviento, bem como no Atlântico é dada no município de Santa Lucia ... devemos lembrar que os escravos eram "cartageneros" procurando fugir jugo espanhol, os que se armaram engatar e ficou perto do limite canal dyke entre Bolívar e Atlântico, estas danças são o espírito livre do povo africano e é um grito de liberdade e alegria. Seus movimentos de rigidez simulam quantos dos escravos foram submetidos aos castigos e seu riso e morisqueta é uma zombaria para aqueles que os submeteram. Esses municípios acima designadas preenchem as minicipio anualmente no Santa Lucia a Intermunicipal FESTIVAL DANÇAS de negros ... onde as danças também vêm Antioquia e Choco entre outros ........ TALVEZ O MAIS RICO EM HISTÓRIA ... APÓCTEMOS !!! Sua música relata as situações diárias que ocorrem em torno do carnaval, o seu refrão: ae, o ramo de tamarindo, tamarindo, tamarindo, tamarindo colorao!
http://www.carnavalesbarranquilla.com/search/label/Danzas%20del%20Carnaval%20de%20Barranquilla?&max-results=10
Nenhum comentário:
Postar um comentário