Durante vários anos a África ficou sobre o domínio dos poderosos bélicos e com o tempo , o quadro começou a sofrer outras reações, aonde a Etiópia adquiria seu status até possuir sua independência. Após a segunda guerra mundial a Europa começou a enfraquecer, tanto militarmente como também economicamente. Uma das potências imperialistas do EUA, que estavam ligadas, diretamente a estes conflitos, aos poucos foram ganhando prestígios e voltando ao seu sistema socialista,se reintegrando as empresas transnacionais, beneficiando-se das suas explorações com a ajuda dos governos. Entretanto movimento de aliança entre as colônias e a metrópole, se mantinha com um jogo de trocas , como o não ceder o controle político sem antes garantir o controle total da exploração. A disputa notória entre potências, não diminui a busca pelo poder e controle de terras. Desta forma, foram surgindo governos de regimes autoritários, em um único partido,trazendo como conseqüência a fome, guerras, pobrezas entre outras, situações precária de sobrevivências.No processo de descolonização obteve divisões política, alguns países finalmente conseguiram conquistar sua independência, mesmo com algumas perdas econômicas e sociais.
Observamos que são muitos os problemas sociais que assolam o continente africano, nos quais encontram-se : a educação deficiente, falta de saúde, índice extremo de mortalidade e altas taxas de natalidade, estes motivam e geram tamanha falta de instabilidade política, na qual vivem até hoje, por causa dos conflitos internos , derivados da fragmentação do continente africano, pelas potências imperialistas. Observa-se que a partir destas divisões que foram feitas de acordo com interesses, sem benefícios ao continente em questão, até os diais atuais, reflexo da herança do colonialismo e neo-colonialismo que a África sofreu e ainda sofre,vivenciando conflitos inacabáveis , sem solução como por exemplo na Somália.
SOMÁLIA, situada no Chifre da África, sendo um pais muito rico ,vive as conseqüências histórica, em um quadro de miséria e conflito constante. Dividida no séc. XIX ,pela Itália e o Reino Unido
;
Nenhum comentário:
Postar um comentário