quinta-feira, 22 de março de 2018






Clube do Imperador 

O que eu faria sendo o professor?

Por Lucinei Vicente dos santos 

(Vicente Zaki)

O filme apresenta um enredo sobre educação que se passa em um colégio que tem sua classe composta só de meninos,classe esta que recebe um professor de cultura Greco- Romana, que tem paixão em ensinar.O professor faz uso dos exemplos das personalidades históricas como contribuição na construção do caráter dos seus alunos, principalmente para que sejam homens sábios e prudentes em suas atitudes, valorizando o conhecimento e aprendizagem. 

O conflito com o professor se dá quando aparece um aluno que questiona todos os seus ensinamentos e ainda assume um poder de influência sobre os demais colegas. Percebendo seu poder de fala, o professor estrategicamente inscreve e trabalha este aluno para uma competição de conhecimento em um disputadíssimo concurso. O aluno não consegue êxito e desonestamente o professor muda adultera o sistema de classificação para privilegiar o aluno e se constrange ao ver que seu aluno faz uso da cola para passar nas fases.O mesmo professor faz o aluno errar , trocando uma pergunta fora do programa por outra que fazia parte dos seus ensinamentos em sala de aula. 

Após todos se formarem o aluno,com argumento de que mudou, pede uma chance na competição e a história se repete. Ao fim de tudo o professor ao rever os outros alunos em situação bem diferente, honestos de bom caráter ocupando espaços importantes, percebeu que independente de suas falhas, fez um trabalho honroso,com frutos e entende que precisa continuar a lecionar. 

O filme é interessante,nos faz entender que nem sempre acertamos e como professor , eu talvez faria o mesmo que ele. Ele viu na situação uma oportunidade de transforma em coisa boa toda intenção do aluno já que entrou num estado de competição. Essa avaliação sobre todos os comportamentos é super necessária e o aluno tem que ser pensado o tempo todo, pra melhor aproveitamento. Acredito que o professor é um ser humano e em tudo há um sofrimento necessário nos problemas específicos como esse. Certamente que existem muita formas de se resolver qualquer situação escolar e que seja a melhor possível para o aluno e professor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário